Boas ações

Projeto distribui pizza para pessoas em situação de rua em Fortaleza

FONTE: O POVO

Uma ação desenvolvida por uma pizzaiola cearense tem modificado a rotina das pessoas em situação de rua de Fortaleza.

Isto porque a gastrônoma Grazi Fagundes, com formação em pizza italiana, decidiu proporcionar um momento especial às pessoas que não têm oportunidade de saborear um boa massa. Representante de uma marca de farinha italiana, a cearense juntou 12 voluntários e criou o Pizza Solidária.

A primeira edição do projeto, que iniciou no dia 1º de dezembro de 2018, contou com a ajuda de 12 voluntários e distribuição de 300 fatias de pizza com um copo de refrigerante.

O desejo de oferecer ajuda às pessoas em situação de rua, segundo Grazi, foi devido à falta de oportunidade que elas têm. “Muitos não têm família e nem dinheiro. E pizza, você pede quando está com as pessoas que você ama: amigos, família, namorado etc. Então pensei: vamos levar esse momento para essas pessoas”, disse a pizzaiola.

O projeto distribuiu pizza nos bairros da Aldeota, Papicu e Meireles. (Foto: Arquivo Pessoal/ Pizza Solidária)
De acordo com pizzaiola, a iniciativa mudou sua vida.“Eu passei dois dias sem dormir lembrando de cada rostinho com os olhos cheios de lágrimas agradecendo e dizendo: nossa eu estava com tanta fome, comi lixo hoje, estávamos dormindo com fome e vocês chegaram e ainda fizeram companhia pra gente. Minha vida mudou depois disso, sou grata a Deus por ter me colocado ali diante daquelas pessoas com um coração tão sincero e querendo tão pouco de mim.

Uma das voluntárias, Renata Queiroz, 21, gastrônoma, participou da ação, tanto na distribuição, quanto na preparação das pizza. “Foi sensacional. A melhor parte de todas foi a entrega das pizzas. É um misto de emoção e alegria em ver a carinha de cada pessoa que passou, às vezes, dias sem comer ou comeu lixo pra saciar a fome. É muito gratificante!”, afirma.

A primeira edição do projeto, que iniciou no dia 1º de dezembro de 2018. (Foto: Arquivo Pessoal/ Pizza Solidária)
A ação ocorrerá de 3 em 3 meses e o grupo espera apoio de mais voluntários. “A próxima está prevista para final de fevereiro. Coloquei um tempo maior porque após a ação apareceram muitas pessoas querendo ajudar. Então, o próximo eu acredito que será muito maior o número de voluntários”, conta Grazi, esperançosa.
Há duas semanas, redes de fast food distribuíram pizzas para moradores de rua no Brasil.

Serviço
Para ajudar o projeto sendo voluntários na produção, distribuição, arrecadações ou doando alimentos para a produção, basta entrar em contato por inbox pelo @pizzasolidariafortal ou por meio do número (85) 98623 -3180.