Utilidade Pública

Ministério da Justiça abre vagas para trabalho voluntário com refugiados no DF

FONTE: G1 - Por: Marília Marques

O Ministério da Justiça abriu inscrições para voluntários interessados em trabalhar com refugiados em Brasília. Os currículos podem ser enviados até o próximo dia 29 para o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), vinculado à pasta federal.

Para participar, o candidato deve ter fluência em inglês, francês e/ou espanhol, e comprovar que está cursando ou já concluiu o ensino superior. Profissionais e estudantes de direito, relações internacionais, letras, ciências sociais, serviço social e áreas afins têm prioridade.

O trabalho, segundo o ministério, tem início previsto para 14 de maio e duração de três meses. Há possibilidade que as atividades se estendam por mais três meses.

A lista de tarefas inclui atividades administrativas como transcrições de áudios de entrevistas dos solicitantes de refúgio, "investigações e diagnósticos dos aspectos geopolíticos" dos países de origem dos solicitantes.

Na descrição da vaga, o MJ pede que o candidato tenha disponibilidade de, pelo menos, 12 horas semanais. Por fim, terá direito ao certificado o voluntário que cumprir o tempo mínimo de prestação de serviços, sem interrupção.

Inscrições

De acordo com o edital, os interessados devem encaminhar o currículo para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto "Voluntariado Conare".
Os documentos serão analisados e os voluntários selecionados ainda vão passar por uma entrevista presencial.

Refugiados no DF

Dados recentes do Ministério da Justiça mostram que, dos 10,1 mil refugiados acolhidos pelo governo brasileiro durante 10 anos, mais da metade pode ter deixado o país após a imigração. O levantamento aponta que apenas 5,1 mil deles permanecem em território nacional. Os demais estão com o registro inativo na Polícia Federal.

Estados brasileiros que acolhem refugiados

Onde moram os 5,1 mil refugiados quer permanecem no Brasil

  • SP: 52 %
  • RJ: 17 %
  • PR: 8 %
  • RS: 6 %
  • DF: 5 %
  • SC: 3 %
  • MG: 3 %
  • Outros: 6 %

Do total que escolheu permanecer, 5% reside no Distrito Federal. Os demais têm como domicílio os estados de São Paulo (52%), Rio de Janeiro (17%) e Paraná (8%).

 

Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Please let us know your name.
  2. Email
    Please let us know your email address.
  3. Captcha(*)
    Captcha
    Invalid Input