Cidadania

Bike Sem Barreiras oferece passeios com bicicletas adaptadas no RJ

FONTE: RPA 

Projeto permite que pessoas com baixa ou nenhuma mobilidade possam curtir, gratuitamente, uma volta de bicicleta em modelos adaptados.

Rola todo domingo, das 9h às 12h.

Na Praia do Flamengo, todos os domingos, das 9h às 12h, desde o dia 7 de julho, andar de bicicleta passou a ser uma atividade para todos. É que o projeto Bike Sem Fronteiras chegou ao Rio para oferecer passeios gratuitos em bicicletas adaptadas a pessoas com necessidades específicas, como deficiência visual ou mobilidade reduzida.

São três os modelos de bicicleta usados. Um deles é a bike dupla, que serve para que pessoas com deficiência visual possam passear acompanhadas por um instrutor ou familiar. Outro é o triciclo, que pode ser guiado com as mãos e usado por pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência motora. O terceiro é a bicicleta The Duet, indicada para pessoas com limitações severas que não consigam utilizar os outros modelos oferecidos. Ela suporta até 120 Kg.

O Bike Sem Fronteiras é uma iniciativa do grupo Ser Educacional e do Centro Universitário Universus Veritas (Univeritas) com o objetivo de promover a inclusão a partir do uso bicicletas adaptadas. O projeto foi inaugurado em 2016, em Recife (PE), e já atendeu mais de 500 pessoas. Agora está sendo implantado em outras capitais, como o Rio.