Aquecimento global

Mundo corre risco se aquecimento global não for contido, diz ONU

FONTE: G1 

Relatório alerta que a população tem que fazer o maior esforço da história para limitar o aquecimento até 2030 a apenas mais 0,5°C.

ONU alerta para riscos que população mundial corre se não conter aquecimento global

Um relatório das Nações Unidas divulgado nesta segunda-feira (8) alertou sobre os riscos que a população mundial está correndo se não conseguir conter o aquecimento global.

Desde que as indústrias viraram o motor da economia, no século 19, o mundo aqueceu 1°C. Agora, a ONU alerta que a gente tem que fazer o maior esforço da história para limitar o aquecimento até 2030 a só mais 0,5°C.

Mesmo esse aquecimento de 0,5°C pode causar transtornos gigantes: o nível do mar vai subir e de 31 a 69 milhões de pessoas devem ser afetadas; 14% da população do mundo vão enfrentar superondas de calor; mais de 350 milhões de pessoas vão sofrer com escassez de água; as plantações, principalmente em lugares quentes como o Brasil, estarão ameaçadas

O relatório divulgado pela ONU informa que isso tudo é o melhor cenário possível. Porque se a gente deixar a temperatura subir mais 1°C, a catástrofe vai ser muito maior. Mas para que o mundo aqueça apenas 0,5°C, a gente tem 12 anos para fazer uma revolução na economia.

Temos que mudar o jeito como lidamos com a terra, indústria, transportes, cidades e produção de energia. "Esse é o nosso desafio. Hoje 85% da energia global vêm de combustíveis fósseis", diz o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial, da ONU.

Até 2030, a emissão de gases causadores do efeito estufa tem que cair 45% em relação aos níveis de 2010.

 

Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Please let us know your name.
  2. Email
    Please let us know your email address.
  3. Captcha(*)
    Captcha
    Invalid Input