Aquecimento global

Etiópia planta mais de 350 milhões de árvores num único dia

FONTE: REVISTA PLANETA

Cerca de 350 milhões de árvores foram plantadas em um único dia na Etiópia segundo uma autoridade do país, informaram o jornal “The Guardian” e o site de notícias da BBC. O recorde mundial anterior para o maior número de árvores plantadas nesse período foi de 50 milhões, conquistado pela Índia em 2016.

O projeto, liderado pelo primeiro-ministro Abiy Ahmed, faz parte de uma iniciativa nacional de “legado verde” para o plantio de 4 bilhões de árvores no país neste verão, encorajando cada cidadão a plantar pelo menos 40 mudas. A ação visa combater os efeitos do desmatamento e da mudança climática no árido país do leste da África. Segundo a ONU, a cobertura florestal da Etiópia, que era de 35% do território no início do século 20, baixou para apenas 4% nos anos 2000.

No início da noite desta segunda-feira, o ministro da Inovação e Tecnologia da Etiópia, Getahun Mekuria, postou no Twitter estimativas de que 353 milhões de árvores haviam sido plantadas graças ao projeto. Escritórios públicos teriam sido fechados para que os funcionários públicos participassem da ação.