Sustentabilidade

Antiga garagem dará lugar a casas populares de contêiner com teto verde

FONTE: CICLO VIVO 

Núcleo habitacional de baixo custo vai contemplar aplicação de tecnologias sustentáveis.

É comum espaços onde há prédios abandonados ou terrenos baldios serem transformados em estacionamento (ou farmácia). Mas, um projeto na Inglaterra fará exatamente o contrário: vai transformar uma área que hoje serve de garagem em um núcleo habitacional de baixo custo. A ideia é construir pequenos apartamentos 26m2 feitos de contêineres, funcionais e que ainda contemplem a aplicação de tecnologias sustentáveis.

Para começar, o projeto vai reaproveitar contêineres de transporte reciclado. Esta escolha vai manter o custo baixo e permitir a pré-fabricação fora do local, tornando o processo construtivo mais rápido também. Dentro de cada estrutura, será montado um lar com sala, cozinha, banheiro e quarto.

Cada parede, teto e piso terão sistema de isolamento. Vidro duplos serão instalados na casa para manter a temperatura interna agradável. O objetivo é tornar cada unidade eficiente em termos energéticos.

Na parte externa, cores vivas e decks darão personalidade e vivacidade para a zona residencial. Afinal, a estética também é um aspecto importante e habitação social não precisa ser insossa.

Por fim, cada residência ganhará um telhado verde feito com plantas suculentas, que precisam apenas de muito sol e pouca água. Ao total serão sete apartamentos escalonados e uma unidade que servirá de lavanderia coletiva e estacionamento de bicicletas para os residentes.

Projetado pelo escritório arquitetura Fraser Brown MacKenna, o plano será colocado em prática em Aylesbury, cidade da região metropolitana de Londres. O terreno subutilizado é de uma organização sem fins lucrativos dedicada à causa da habitação social.