Imagem: Assessoria/Sesp-MT
Fonte : Governo do Mato Grosso
Por: Hérica Teixeira | Sesp-MT

O ano era 1990 e Vania Pereira de Souza, 19 anos, foi aprovada no concurso público estadual para Agente Carcerária, função que anos depois passou a ser conhecida como de Agente Penitenciária. Nem mesmo o desafio de enfrentar o primeiro concurso público foi maior que o preconceito no início da profissão.

Segundo ela, os ataques vinham de dentro e fora do ambiente de trabalho. A todo tempo tinha que provar que era capaz de fazer as mesmas funções exercidas pelos homens, seja na revista, tranca, torre de monitoramento, manuseio de arma pesada, dentre outros.

Imagem: Pixabay / Ilustrativa
Fonte:
Governo do Mato Grosso
Por: Mainna Gracie Figueiredo | Seadtur MT

A pesca esportiva ainda é um exercício pouco praticado no Brasil, apesar da potencialidade do país. De acordo com dados do Sebrae, o esporte movimenta anualmente R$ 1 bilhão. O montante está bem abaixo de outros países como na Alemanha (U$ 8,2 bilhões), Inglaterra (U$ 6,2 bilhões) e Estados Unidos (U$ 24 bilhões), de acordo com números do Ministério do Meio Ambiente.

Imagem: Reprodução-Pixabay
Por: Rita Ramos Cordeiro

Quando um homem entra na casa de uma mulher que mora sozinha num primeiro encontro, usa um nome falso para entrar e acorda no meio da noite para espancá-la por quatro horas, podemos chamá-lo de muitas coisas menos de louco.