Mundo

A incrível prisão onde detentos e animais abandonados ganham uma segunda chance

FONTE: HYPENESS

Tanto os seres humanos quanto qualquer outro animal, na maioria dos casos, merecem uma segunda chance, para sua reabilitação e reintrodução na sociedade. 

O diferencial do Centro de Detenção do condado de Monroe, no estado da Florida, EUA, é que lá os seres humanos e animais abandonados e maltratados se ajudam a alcançar essa nova vida.

O que começou com somente alguns patos e uma cerca, 21 anos atrás, é hoje uma verdadeira fazenda, ao lado do presídio, com 150 animais, incluindo três preguiças, uma alpaca chamada Floco de Neve e um cavalo miniatura chamado Amendoim.

Esses animais chegam a fazenda através de uma rede de resgate de animais que conecta o país inteiro.

Os detentos cuidam diariamente dos animais junto de veterinários e outros profissionais. Quem sustenta a empreitada é a própria comunidade, através de doações. Duas vezes por mês a fazenda é aberta à visitação pública, recebendo mais de 200 pessoas em média.

Essa troca tem dado certo há mais de duas décadas: talvez seja pela empatia de se perceberem, detentos e animais, em situações semelhantes, talvez seja a oportunidade de trocarem afeto sem serem julgados, ou simplesmente pela bondade que potencialmente há em todos nós – e que os animais podem sempre ajudar a fazer florescer.