Image: Pixabay
Fonte: Governo do Estado de Pernambuco

Pacientes beneficiados fazem parte dos principais grupos de risco para a Covid-19

Com o intuito de evitar a aglomeração de pessoas e preservar pacientes que são dos grupos de risco para a Covid-19, a Farmácia de Pernambuco iniciou, desde o mês de abril, faz entregas em domicílio de medicamentos para os usuários cadastrados em quatro grupos de doenças contempladas pelos Programas da Diretoria Geral de Assistência Farmacêutica (Dgaf) e residentes no Grande Recife. A iniciativa é resultado de força-tarefa das Secretarias Estaduais de Saúde (SES-PE), Desenvolvimento Econômico (Sdec), de Administração (SAD), além do Complexo Portuário Industrial Portuário de Suape e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). Mais de 2,3 mil pacientes já receberam seus medicamentos sem sair de casa.

Já foram entregues medicamentos para pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma grave, transplantados, doença de Alzheimer, saúde mental, artrites, lúpus e esclerose. O próximo passo é a inclusão dos pacientes diagnosticados com glaucoma. “Pensamos em estratégias que contemplassem uma boa parte das doenças e que impactam o cotidiano das pessoas e com maior volume de usuários cadastrados, beneficiando aqueles que fazem parte do grupo de risco e são mais vulneráveis para o novo coronavírus. Cerca de 2,3 mil pacientes já foram beneficiados com esta ação”, explica a gerente de organização das unidades da Farmácia de Pernambuco, Amanda Figueiredo.

Os usuários que receberão o medicamento em casa são avisados previamente por ligação telefônica efetuada pela equipe da Farmácia de Pernambuco, evitando, assim, o deslocamento desnecessário à Farmácia de Pernambuco para retirar o medicamento. Desde o início das entregas, a equipe da Farmácia se depara com a seguinte situação: alguns usuários se negam a receber as medicações por acreditar que a iniciativa se tratava, na verdade, de um golpe. “Todos os usuários estão sendo avisados com antecedência sobre a entrega dos seus medicamentos em domicílio. É importante que os pacientes fiquem atentos às nossas ligações e a chegada dos motoristas em suas residências para receber os insumos. Os pacientes podem ficar tranquilos que esta é uma iniciativa oficial, articulada pelo Governo de Pernambuco, e não se trata de golpe”, ressalta a gerente da Farmácia.

As entregas são divididas por bairros e acontecem de segunda a sexta, das 8h às 17h. O trabalho é feito por cerca de 10 equipes dos órgãos envolvidos na mobilização, nos carros oficiais do Governo de Pernambuco. Os funcionários, que foram realocados de seus setores, foram divididos em duplas para otimizar a entrega (enquanto um funcionário entrega o fármaco ao paciente na porta de casa, o outro dirige o veículo). São realizadas por dia, em média, entregas para cerca de 130 pacientes.

Todos os motoristas envolvidos na ação recebem kit com equipamento de proteção individual (EPI) e álcool em gel. O grupo também participa, periodicamente, de capacitações com a área técnica da SES-PE, recebendo as principais orientações sobre uso adequado do EPI e do álcool em gel, além de informes sobre o manuseio e transporte dos medicamentos.