Fonte: A Cidade On - Por: Nice Bulhões - Imagem: Джамал Гасайниев 

Durante a Operação Inverno, o período de acolhimento do serviço SOS Rua passa a ser das 8h à 0h.

O objetivo é acolher essas pessoas e, se elas aceitarem, as encaminhar aos serviços da rede de proteção, de assistência social e de saúde do município. O SOS Rua conta com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores que atuam diretamente nas ruas. 

Uma equipe do SOS Rua esteve na terça (17) e quarta-feira (18), na linha férrea no Jardim Santa Eudóxia para atender a população em situação de rua. Foram distribuídos 100 cobertores nos dois dias. 

Desde a primeira semana do mês, reforçando a ação da Operação Inverno, o Bagageiro Municipal ampliou em mais duas horas o horário de atendimento à população socialmente vulnerável. O serviço está localizado na Rua José Cruz Ferreira Jorge, 32, na Vila Industrial, e funciona, agora, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Antes da mudança, o horário de atendimento era até 17h.  

Nesta última quarta-feira (18), ocorreu uma distribuição de cobertores na ocupação Santa Rita, localizada na região Noroeste da cidade, e na Vila Paula, na região Norte. Foram distribuídos ao todo 500 cobertores, 200 na ocupação Santa Rita e 300 na Vila Paula, na "Operação Campinas Aquece". A operação, de acordo com a Prefeitura, tem provisão de 1,5 mil cobertores e será realizada em outras regiões da cidade, com o apoio da Coordenadoria Setorial de Proteção Social Básica.  

Campanha do Agasalho
Todas as cidades do país contam com campanhas do agasalho caso não saiba como fazer sua doação ou não conheça alguém que esteja precisando. Procure um dos pontos de coleta e doe peças de roupas de frio e agasalho que não esteja usando. Em Campinas, a Campanha do Agasalho foi lançada em 13 de maio, com mais de cem pontos de coleta. Um hotsite foi criado especificamente para a campanha: http://campinas.sp.gov.br/doeagasalho. Este ano, o slogan da campanha é "Inverno Mais Quente com a Ajuda da Gente". Se puder, ajude!