Imagem: Pexels
Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo 

Pesquisadoras ocupam 50% do corpo de pesquisadores científicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), que coordena os seis Institutos de pesquisa paulista da área. Há mulheres na liderança de três deles. Os números constam em levantamento realizado para lembrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro.

Imagem: Assessoria/Sesp-MT
Fonte : Governo do Mato Grosso
Por: Hérica Teixeira | Sesp-MT

O ano era 1990 e Vania Pereira de Souza, 19 anos, foi aprovada no concurso público estadual para Agente Carcerária, função que anos depois passou a ser conhecida como de Agente Penitenciária. Nem mesmo o desafio de enfrentar o primeiro concurso público foi maior que o preconceito no início da profissão.

Segundo ela, os ataques vinham de dentro e fora do ambiente de trabalho. A todo tempo tinha que provar que era capaz de fazer as mesmas funções exercidas pelos homens, seja na revista, tranca, torre de monitoramento, manuseio de arma pesada, dentre outros.

Imagem: Pixabay / Ilustrativa
Fonte:
Governo do Mato Grosso
Por: Mainna Gracie Figueiredo | Seadtur MT

A pesca esportiva ainda é um exercício pouco praticado no Brasil, apesar da potencialidade do país. De acordo com dados do Sebrae, o esporte movimenta anualmente R$ 1 bilhão. O montante está bem abaixo de outros países como na Alemanha (U$ 8,2 bilhões), Inglaterra (U$ 6,2 bilhões) e Estados Unidos (U$ 24 bilhões), de acordo com números do Ministério do Meio Ambiente.