Fonte: Agência Alagoas - Por: Josenildo Torres

O governo de Alagoas vai disponibilizar transporte exclusivo para os profissionais de enfermagem que trabalham nas unidades de saúde estaduais e estão atuando no enfrentamento da Covid-19. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, durante live promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL).

Serão criadas rotas de transporte para auxiliares, técnicos e enfermeiros para o deslocamento entre suas residências e o local de trabalho. Por meio desta medida, os profissionais não terão que utilizar o transporte público, como forma de reduzir o risco de contaminação pelo novo coronavírus.

“Estamos estudando para, na próxima semana, anunciarmos um projeto dessas rotas de transporte para os profissionais de saúde que estão trabalhando no enfrentamento do Covid-19. Com isso, estaremos zelando pela saúde dos profissionais da saúde e evitando novos afastamentos em razão de contaminação pelo novo coronavírus”, afirmou o secretário de Estado da Saúde.

Desde o início da pandemia da Covid-19 até a última segunda-feira (11), já foram afastados de seus postos de trabalho 371 profissionais de enfermagem em Alagoas. Destes, 91 já tiveram a confirmação de que estão contaminados pela doença e 280 ainda aguardam o resultado de seus exames, segundo dados do Coren/AL.

Durante a live, o presidente do Coren-AL, Renné Costa, disse que a iniciativa será de grande importância para os profissionais de enfermagem. “Acredito que esse projeto seja pioneiro no Brasil e que pode ajudar profissionais da Enfermagem, já que ao pegar o trajeto até seu local de trabalho em transportes públicos, entram em contato direto com diversas pessoas, podendo infectar ou transmitir o novo coronavírus”, ressaltou.