Fonte: Governo do Maranhão - Imagem: Divulgação

Valdilene Silva, 31 anos, arrumou seu filho Vitor Gustavo Abreu Silva, 16 anos, portador de paralisia cerebral, colocou o jovem na cadeira de rodas e aguardou o veículo do Serviço Travessia que transportou os dois, de forma segura, apropriada e confortável até uma clínica onde ele faz fisioterapia.

Depois de termina a sessão, dentro do horário agendado, o veículo levou eles de volta para casa.

Assim como Vitor Gustavo, o filho de Valdilene Silva, 7.325 usuários desfrutam dos serviços do Travessia em 43 municípios, distribuídos em 11 regionais. Esses usuários já participaram de mais de 150 mil viagens que são ofertadas em 27 veículos, disponibilizado, pelo Governo do Maranhão, desde 2016, na gestão do governador Flávio Dino. É um serviço de transporte, do tipo porta a porta, que atende as necessidades individuais da pessoa usuária devidamente cadastrada.

“O Travessia para mim é muito gratificante. Sempre que eu utilizo, eu me sinto feliz. Por causa do serviço consigo fazer o tratamento do meu filho em mais lugares que antes eu não teria como ir. Só tenho a agradecer à equipe do projeto e me sinto muito grata”, afirmou Valdilene Silva.

O Serviço Travessia é um projeto do Governo do Estado que disponibiliza deslocamento às pessoas que apresentem mobilidade reduzida. Elas são transportadas de suas residências ao trabalho, estudo e tratamento de saúde. É oferecido pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). Atua, também, na logística de passeio e outras atividades de lazer programadas pela MOB.

Os veículos são vans e minivans adaptadas e climatizadas. São especialmente configurados para atender pessoas usuárias com cadeiras de rodas, com deficiências visuais, com microcefalia, hidrocefalia e outras doenças neurológicas com alto comprometimento de mobilidade reduzida permanente, pessoas idosas e pacientes em tratamento de saúde nos hospitais macrorregionais.

O presidente da Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Daniel Carvalho, afirma que o projeto está sendo ampliado para o maior número de municípios. "Este é um dos projetos mais bonitos do Governo do Estado que leva mobilidade, oportunidade e acessibilidade justamente para as pessoas que mais precisam desse auxílio”, pontuou.

Através do Travessia, o Governo do Maranhão atende ao direito de ir e vir dessas pessoas materializando as políticas públicas de inclusão social e permitindo que as pessoas com deficiência tenham garantia desses direitos, trazendo dignidade e cidadania às pessoas com deficiência e crianças com hidro e microcefalia.

O Serviço Travessia opera em São Luís com 6 vans e 2 minivans e abrange quatro municípios da Grande Ilha (São Luís, Raposa, São José de Ribamar, Alcântara e Paço do Lumiar), realizando viagens com quatro cadeirantes e 4 acompanhantes, além de duas pessoas com deficiência visual, totalizando 10 passageiros por viagem.

Em Imperatriz e região, estão disponíveis 6 vans e 4 minivans que atendem também crianças com microcefalia. O município de Caxias dispõe de 1 van e em Timon o projeto atende com 2 vans, enquanto que Pinheiro, Bacabal, Santa Luzia do Paruá, Presidente Dutra e região o serviço é desenvolvido com uma van.

Travessia Melhor Idade
O Travessia Melhor Idade é um serviço de transporte gratuito, inserido no Serviço Travessia, que visa oferecer mobilidade aos idosos, com segurança e conforto, aos serviços de saúde, através de transporte porta a porta. O Travessia Melhor Idade é oferecido a população dos municípios de Caxias e Presidente Dutra e regiões adjacentes e funciona de 8h às 18h, de segunda a sexta.

Travessia Saúde
O Travessia Saúde é um transporte gratuito oferecido pelo Governo do Estado do Maranhão com o objetivo de viabilizar o deslocamento dos usuários com maior nível de vulnerabilidade socioeconômica da porta da sua residência até a Policlínica de Matões assegurando assim o acesso ao tratamento de saúde dessas pessoas hipossuficientes.

O Travessia Saúde compreende os municípios de Anajatuba, Arari, Belágua, Cantanhede, Itapecuru-Mirim, Matões, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Vargem Grande e Vitória do Mearim.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h, em três vans com capacidade para sete pessoas e um acompanhante por paciente, e é exclusivo para atendimento de demandas por tratamento de saúde não emergencial – o usuário terá direito a uma viagem diária.

Opções de lazer
Entre as atividades oferecida pelo Travessia ao seu público está uma série de opções de lazer aos beneficiários, entre os quais o Travessia Praia, com atividades aos domingos, das 8h às 12h, na Praia de São Marcos, com cadeiras adaptadas para banho.

O Travessia no Cinema é sempre aos sábados, ofertando filme, pipoca e refrigerante, em shopping de São Luís. Além destes, há o Travessia na Folia, que conta com o Bloco do Travessia, levando os beneficiários a se integrarem a ações de períodos festivos como Carnaval e São João. As ações foram interrompidas durante a Pandemia da Covid 19 e estarão sendo retomadas este ano.

As visitas acompanhadas são realizadas em períodos especiais, como o Natal do ano passado, quando usuários cadastrados assistiram à apresentação de vídeo mapping, ação promovida pelo Governo do Maranhão na fachada do Palácio dos Leões. Durante as visitas, além do espetáculo de luzes, os beneficiários do serviço puderam visitar a Casa do Papai Noel e ver a decoração de Natal espalhadas pelo Centro Histórico de São Luís.

Ao longo desses anos foram colocadas em prática outras atividades, principalmente durante os fins de semana, como o Travessia na Folia, que promove a inclusão dos usuários em eventos culturais.

Por meio do projeto Travessia no Cinema, usuários e acompanhantes desfrutam de sessões de cinema oferecendo ingressos, pipoca e refrigerante. E tem o Travessia na Praia, que oferece banhos acessíveis com as cadeiras anfíbias e outras atividades.

Municípios contemplados com o Serviço Travessia

1 São Luís
2 Caxias
3 Timon
4 Açailândia
5 Bacabal
6 Raposa
7 São José de Ribamar
8 Paço do Lumiar
9 Pinheiro
10 Alcântara
11 Imperatriz
12 Davinópolis
13 Arari
14 Anajatuba
15 Belágua
16 Cantanhede
17 Itapecuru-Mirim
18 Miranda do Norte
19 Presidente Vargas
20 Pirapemas
21 Matões do Norte
22 São Benedito do Rio Preto
23 Urbano Santos
24 Vargem Grande
25 Vitória do Mearim
26 Codó
27 Senador La Roque
28 Governador Edson Lobão
29 João Lisboa
30 Santa Luzia do Paruá
31 Presidente Dutra
32 Aldeias Altas
33 São João do Sóter
34 Coelho Neto
35 Tuntum
36 Graça Aranha
37 Governador Eugênio Barros
38 Gonçalves Dias
39 Governador Archer
40 Capinzal do Norte
41 Santo Antônio dos Lopes
42 Dom Pedro
43 Santa Filomena

Centrais de Atendimento
Coordenação do Serviço Travessia
Telefone: (98) 99105 1263

Travessia em São Luís
Telefone: 0800 606 4655 / 3226 6298
Endereço: Rua Chapadinha, nº 03, quadra 41, Ed. Caracas, Quinta do Calhau, atrás do Shopping do Automóvel.

Travessia em Imperatriz
Telefone: (99) 3524 8466 / (99) 99177 8442
Rua 7, nº 12 - Bairro: Super Quadra 602

Travessia em Açailândia
Endereço: Rua São Paulo, N° 307, sala 08, Centro, próximo do Centrofisio.
Telefone: (99) 3524 8466 / (99) 99177 8442

Travessia em Caxias
Telefone: (99) 3421 7270
Endereço: Avenida Santos Dummont, nº 1250, sala 06, Bairro São Francisco.

Travessia Melhor Idade em Caxias e região
Telefone: (99) 98408 6790
Endereço: Rua Primeiro de Agosto, nº 797, Centro, próximo ao CDL.

Travessia em Bacabal
Telefone: (99) 3621 1554
Endereço: Rua 28 de julho, nº 618, Centro.

Travessia em Timon
Telefone: (99) 3317 9371
Endereço: Avenida Francisco Jansen, nº 322, Bairro Guarita.

Travessia em Pinheiro
Telefone: (98) 3381 3564
Endereço: Avenida Jonas S. Martins, Bairro Nova Rodoviária.

Travessia Melhor Idade em Presidente Dutra e região
Telefone: (99) 98462 2098
Endereço: Rua Presidente Castelo Branco, em frente ao Colégio Bandeirantes.

Documentação para cadastramento
- Ficha de avaliação médica* disponível no site da MOB ou atestado preenchido com CID e CRM do médico;
- Cópia do Documento de identidade;
- Cópia do CPF;
- Comprovante de Renda;
- Comprovante de residência;
- 02 fotos 3×4.
*A Ficha de Avaliação Médica deve ser preenchida, assinada e carimbada pelo médico responsável pelo acompanhamento do candidato, indicando o CRM do profissional responsável pela avaliação. Para o sucesso do seu cadastramento, confira todos os passos descritos na Portaria.