Fonte: Ciclo Vivo - Imagem: Sec. de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência

A cobertura verde é composta por grama e plantas de paisagismo.

Mais uma parada de ônibus da capital baiana está abrigando jardim suspenso. A obra integra a requalificação da Colina Sagrada, local onde fica a famosa igreja do Bonfim em Salvador. Quem passar pelo local, vai se deparar com um ponto de ônibus com 125m² de teto verde.

A cobertura verde é composta por grama e plantas de paisagismo. Samambaias, peperômias, lambaris, capelinhas e jiboias são algumas das espécies que podem ser encontradas. Segundo a prefeitura, as plantinhas serão mantidas por meio de irrigação automatizada.


Além de embelezar e levar mais vida para o local, a iniciativa tem benefícios comprovados, especialmente, para as altas temperaturas do Nordeste. O teto verde ajuda a resfriar o ambiente – melhorando o conforto da população enquanto aguarda o transporte coletivo – aumenta a umidade relativa do ar e ainda atrai polinizadores, como pássaros e abelhas.

Essa iniciativa é tão interessante que uma cidade na Holanda resolveu implantar os telhados verdes em mais de 300 pontos de ônibus.

Em Salvador, uma parada com teto verde foi implantada em 2016.