Fonte: Jornal Montes Claros - Imagem: David Alberto Carmona Coto no Pexels

Nunca foi mais importante cuidar do nosso planeta. Por isso, assuntos como preservação do meio ambiente e diminuição do efeito estufa são populares.

O homem causou muitos impactos negativos na natureza, como desmatamentos, uso indevido de água e energia, poluição de florestas, mares e rios, entre outros.

Uma contribuição que você pode fazer para ajudar o meio ambiente e também economizar na conta de luz é instalar placas solares fotovoltaicas em sua residência ou empresa.

Além disso, é primordial adquirir alguns hábitos mais sustentáveis para cuidar de nosso planeta. Há algumas práticas que você pode ter que nem sabe que fazem mal ao meio ambiente.

Conheça alguns hábitos nocivos que prejudicam o meio ambiente.

1 – Utilizar materiais descartáveis de plástico
Um grande vilão para a natureza é o plástico, já que ele demora mais de 400 anos para se decompor. Além disso, o plástico está acumulado nos mares e rios. Isso é a causa da morte de um milhão de aves e 100 mil animais marinhos anualmente.

Você pode trocar o plástico no cotidiano por materiais mais ecológicos. Na hora de fazer compras, utilize caixas de papelão ou sacolas retornáveis. Para tomar água e café, descarte copos plásticos e use copo ou caneca laváveis. Além disso, não use canudos de plástico, prefira os de papel, vidro ou inox.

2 – Descartar óleo de cozinha na pia ou no lixo comum
O óleo descartado no lixo comum vai parar em um aterro sanitário e contaminar o solo e água de lençóis freáticos. Caso você jogue na pia da cozinha, a gordura vai se solidificar nos canos e pode causar entupimento de tubulações. Isso vai atrapalhar os procedimentos de tratamento de água e esgoto.

Por isso, você deve descartar seu óleo usado corretamente. A melhor forma é levá-lo para postos de coleta em garrafas pet ou garrafas de vidro.

3. Misturar lixo com material descartável
Descartar lixo é uma tarefa do cotidiano. No entanto, separá-los é muito importante para a reciclagem de materiais. Isso diminui a destruição do meio ambiente. Se todo o material possível fosse reciclado, isso eliminaria 75% do lixo em aterros sanitários.

Você deve separar o lixo em cinco categorias diferentes: plástico, alumínio, metais, papel e lixo orgânico. Este último pode ser reciclado em casa mesmo, através de compostagem ou ser embalado em sacolas biodegradáveis para descarte. Os outros quatro recicláveis precisam ser higienizados e enviados para cooperativas que trabalham com reciclagem.

4.  Jogar eletrônicos, pilhas e baterias no lixo comum
As baterias, pilhas e eletrônicos possuem metais pesados em sua composição. Os metais são muito tóxicos para o meio ambiente e contaminam o solo e os lençóis freáticos.  Ainda mais, a decomposição desses metais pode fazer mal para a saúde humana.

Descarte apenas o que não tiver mais uso. Aparelhos eletrônicos e outros itens como baterias, pilhas, televisões, computadores e notebooks não podem ser jogados no lixo. Eles devem ser devolvidos no local da compra ou levados para pontos de coleta.