Fonte: Sonotíciaboa - Imagem: Pixabay

A The Nature Conservancy, TNC, organização global sem fins lucrativos voltada a projetos de conservação ambiental quer plantar 1 bilhão de árvores no Brasil.

“O nosso foco agora é começar as tratativas já olhando para objetivos de restauração para essa década que se inicia, que também é considerada a década de restauração de ecossistemas”, diz Rubens Benini, líder da estratégia de restauração florestal da TNC América Latina.

Há 19 anos, a TNC trabalha com a restauração de três dos principais biomas do Brasil: a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica.


Mas foi em 2008, ao lançar a campanha “Plant a Billion Trees” – plante um bilhão de árvores, em inglês – que a TNC ganhou projeção.

Na época, o valor arrecadado deu início aos projetos de recuperação na Serra da Mantiqueira.

Recuperação

De lá para cá, a organização recuperou mais de 110 mil hectares no país, o equivalente a 265 milhões de árvores.

Para isso, contou com a ajuda de empresas, outras instituições não governamentais e representantes do setor público, em especial do Governo do Estado do Espírito Santo e da prefeitura municipal de Extrema, em Minas Gerais.

Dos 110 mil hectares, 402 foram restaurados apenas neste ano.

Foi há dois anos que a TNC decidiu dar um passo à frente e criar um campanha que mobilizasse investimentos em larga escala da iniciativa privada.

Próxima década

O Restaura Brasil nasceu em novembro de 2018, e tem como meta restaurar 400 mil hectares nos próximos 10 anos.

Para o próximo ano, a TNC está focada na aproximação com empresas que fazem parte do Pacto Global da ONU.