Autor: Rita Ramos Cordeiro - Imagem: Canva
“Doar sangue é um ato de amor que salva vidas”
No dia 14 de junho se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para homenagear os doadores de sangue.
A Campanha Junho Vermelho é uma iniciativa do movimento Eu Dou Sangue, para homenagear os doadores de sangue e para chamar a atenção de mais pessoas para a necessidade de também realizar este ato de amor nos meses mais frios do ano, como junho, julho e agosto, que registram mais baixas nos hemocentros.
Pandemia da Covid-19
A pandemia do coronavírus impactou de forma negativa a doação de sangue em todo o Brasil.
O Ministério da Saúde avalia que em 2020 houve uma redução de 20% nas doações, devido à diminuição da circulação das pessoas em razão da Covid-19, mas afirma que não houve desabastecimento nos estoques dos hemocentros.
O Ministério da Saúde lançou no dia 14 de junho a “Campanha Doe Sangue Regularmente”, para incentivar a doação voluntária e regular a reposição frequente dos estoques dos hemocentros.
Imagem: Pixabay
Qual a importância da doação de sangue?
A doação de sangue é necessária para as grandes cirurgias, tratamentos de câncer, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, pacientes que estão tratando complicações da Covid-19, entre outras doenças graves.
O sangue não é produzido artificialmente, e a doação voluntária é o único processo para armazenamento em um banco de sangue de hemocentro.
A quantidade de doação retirada não prejudica o doador porque o organismo repõe o volume de sangue nas primeiras 72 horas após a doação.
Novas doações
Todos os hemocentros do Brasil estão abertos para receber novas doações de sangue, adotando todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.
As pessoas interessadas em doar devem estar em boas condições de saúde e alimentadas, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos.
Para saber quais as situações em que não se podem fazer a doação, a Fundação Pró-sangue relaciona em seu site as principais causas de inaptidão à doação de sangue.
Onde doar
O movimento Eu dou Sangue disponibiliza a relação dos hemocentros de todo o Brasil. Clique aqui para encontrar o local de doação mais próximo de você. Seu gesto de amor salvará vidas!