Geral

Metrópole Parque recebe cinco novas startups


Nesta quinta-feira (30), o Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) recebe cinco novas startups aprovadas para ingressar na incubadora de empresas. Um evento de boas-vindas, marcado para às 9h, no Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN, será o pontapé inicial para o ciclo de amadurecimento dos negócios, que atuam em diferentes segmentos de mercado, como saúde, educação e comunicação.

As empresas que agora se integram ao Metrópole Parque são: Beelif, Capte.Ai, KenAI, Tríade e XTRI. O ingresso dessas startups é resultado do último processo seletivo do Parque, aberto para negócios interessados em expansão e acesso à estrutura física do maior polo de TI do estado. Os novos integrantes da incubadora contarão com infraestrutura moderna, mentorias especializadas, capacitações e oportunidades de networking para desenvolver seus projetos.

Durante o evento, as empresas poderão conhecer a equipe do Parque, se apresentar e entender as regras e o funcionamento da incubadora. O momento também serve como uma forma de integração dos novos integrantes ao espaço de trabalho.

Pelo menos 200 projetos de inovação já passaram pela incubadora do Metrópole Parque. Com a chegada desses novos negócios, a instituição passa a contar com 33 startups de base tecnológica, sendo 15 empresas pré-incubadas e 18 incubadas.

Selecionadas

Selecionada para a incubação no Metrópole Parque, a Capte.Ai, é especializada em automação e Inteligência Artificial. A empresa foca em oferecer soluções inovadoras para pequenas e médias empresas que buscam simplificar e otimizar processos complexos na captação de recursos.

Além da incubação, o Metrópole Parque também abre espaço para pré-incubação, um estágio destinado a projetos em estágio inicial de amadurecimento na área de TI, que já possuam um protótipo funcional de produto ou serviço.

Uma das startups selecionadas para essa fase é a Beelif. Inserida no mercado de saúde mental, a startup desenvolveu uma plataforma que conecta profissionais a pacientes. Seu foco é possibilitar acesso a serviços em todo o Brasil de forma rápida, verificando informações como formação, especialidade e experiência do profissional cadastrado.

No setor de Educação, duas empresas foram selecionadas para a pré-incubação: Tríade e XTRI. A primeira é criadora de um sistema para cursinhos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e concursos públicos. A plataforma permite hospedar conteúdos de forma segura e oferece ferramentas para o gerenciamento de alunos, controle de mensalidades e suporte aos professores em diversas etapas de seu trabalho, melhorando a experiência de ensino e aprendizado.

Já a XTRI oferece mentoria especializada em Teoria de Resposta ao Item (TRI), no ENEM e fornece simulados com correção por TRI, mesmo modelo de avaliação das questões do ENEM. O público alvo da XTRI são escolas, alunos do ensino médio, cursos de matéria isolada e o público que saiu do ensino médio e que ainda não passou no curso desejado. O objetivo é fornecer dados para análise da performance individual do aluno.

Outra startup selecionada, também para a pré-incubação, é a KenAI. A empresa é especialista na geração de vídeos com Inteligência Artificial através do WhatsApp. A solução busca tornar a produção de vídeos mais acessível e econômica, utilizando processos automatizados com IA para gerar vídeos rápidos e de boa qualidade.


TRIBUNA DO NORTE

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo