o que esperar dos avanços da IA
O Instituto do Coração (InCor) desenvolveu com a Lenovo um app com inteligência artificial para monitorar os batimentos cardíacos de pacientes por até 15 dias após a realização de uma cirurgia cardíaca. Em tempo real, ele identifica arritmias.
O TRAdA (Telemonitoramento Remoto Assistido de Arritmia) já está em testes e deve ser liberado para o uso no Brasil no segundo semestre de 2025.
“Terá um sistema integrado com hospital e será monitorado 24 horas por dia por um profissional da saúde”, diz Hildebrando Lima, diretor de P&D da Lenovo Brasil.
“Conseguimos analisar se o paciente está tendo uma fibrilação atrial, que é uma arritmia muito importante, que associada a outros eventos pode ser grave. Além disso, o paciente pode relatar seus sintomas”, diz Marco Antônio Gutierrez, diretor da Unidade de Tecnologia da Informação do InCor.
Um dispositivo ficará colado no peito do paciente o tempo todo, transmitindo os dados para o aplicativo. Ele poderá dizer, com o toque de um botão, se está se sentindo mal e qual sintoma.
O profissional da saúde poderá determinar se pede para o paciente ir ao hospital ou manda uma ambulância para sua casa, por exemplo.
UOL