Obras de requalificação trazem otimismo para turismo em Natal durante alta estação
A chegada da alta temporada traz um cenário de otimismo para o turismo de Natal, um panorama proporcionado pelas obras de requalificação das praias e dos equipamentos turísticos da capital potiguar, com destaque para a engorda de Ponta Negra e o Complexo Turístico da Redinha. Para o coordenador da Câmara de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio), George Costa, as perspectivas são as melhores para este ano com uma tendência de crescimento no setor turístico da capital, assim como em 2024.
“Nós temos duas vertentes. Temos o produto e a promoção. Quando a gente precisa fazer muita promoção, é porque o produto não está tão adequado. Na hora que eu tenho um produto encaixado ele já se faz a propaganda. Então o que estamos vendo de exemplo são as novidades acontecendo e o mercado do turismo vive de novidades, existem parques temáticos pelo mundo que todo ano tem uma novidade, porque é isso que motiva as pessoas a virem ou retornarem”, disse George em entrevista ao programa Ligado nas Cidades, da Jovem Pan News Natal.
Segundo o coordenador da Fecomércio, a engorda de Ponta Negra é um exemplo clássico de necessidade de melhoria do produto turístico, que também é um produto dos natalenses, mas que muitas vezes não estava sendo aproveitado devido a falta de espaço e qualificação no local. George também destacou a obra de requalificação do Mercado da Redinha, que além da estrutura, também recebeu melhorias aos arredores do local, como a construção de uma nova estrada.
“Isso (a nova estrada) também melhora as condições. Então é uma sequência, não adianta um ponto isolado que não vai funcionar, você tem que criar mecanismos que as pessoas tem vontade de estar lá e conhecer. O Mercado da Redinha sem dúvida é outro produto readequado e requalificado que passa a integrar o nosso produto turístico”, explicou o coordenador.
George explica que nos últimos meses não foi possível realizar a promoção adequada desses produtos turísticos, devido ao período das obras, com exceção a engorda de Ponta Negra que possibilitou uma apresentação de forma gradativa com a liberação dos trechos da faixa de areia da praia. “Claro que não foi o momento ideal, o atraso que foi promovido especialmente pela relação com o Idema, a gente não conseguiu apresentar o produto completo agora na alta estação”, pontuou.
“Neste momento estamos na segunda etapa, apresentando o produto e o boca-boca vai começar a funcionar. Então sem dúvida, 2025 a gente tem uma tendência muito grande de um crescimento do turismo em função desses comentários positivos que passaram a ter a partir da melhoria dos produtos”, concluiu o coordenador.
Assista a entrevista completa no programa Ligado nas Cidades da Jovem Pan News Natal
TRIBUNA DO NORTE