Geral

São Gonçalo do Amarante institui Secretaria Municipal de Cultura


O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, sancionou nessa quinta-feira (30) a lei que institui a Secretaria Municipal de Cultura. De acordo com o prefeito, a criação da pasta marca um avanço para a valorização e o fortalecimento das políticas culturais no município. O ator e diretor de teatro Gleydson Almeida será o titular da secretaria. Gleydson é o atual presidente da Fundação Cultural Dona Militana e seguirá à frente da instituição enquanto assume a gestão da recém-criada pasta.

Segundo a prefeitura de São Gonçalo do Amarante, a criação da secretaria representa um avanço estratégico para o município, alinhando-se à descentralização dos investimentos culturais promovida pelo Ministério da Cultura (MinC). Com a nova estrutura, São Gonçalo do Amarante passa a ter acesso direto a programas federais como a Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Para Gleydson Almeida, a formalização da pasta significa uma conquista histórica da classe artística local. “Essa conquista coroa uma batalha histórica dos artistas são-gonçalenses. Agora, poderemos dialogar diretamente com o MinC e ocupar um espaço de igualdade dentro da gestão municipal para discutir as políticas culturais da nossa cidade. A Fundação Dona Militana continuará com sua missão, mas a Secretaria de Cultura permitirá dinamizar ações e ampliar o acesso aos recursos”, afirma.

O prefeito Jaime Calado destacou a relevância da iniciativa para a preservação da identidade cultural do município. “São Gonçalo é o Berço da Cultura Popular, e essa secretaria completa uma estrutura que vem sendo construída ao longo dos últimos dez anos, com a criação do Conselho de Cultura, do Fundo Municipal de Cultura e do Sistema Municipal de Cultura”, declara.


TRIBUNA DO NORTE

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo